Minha Casa Coração -
postais que transportam histórias

Boas vindas!

Agradecemos o interesse em realizar esta parceria, somos Nina Ricci e Daniela Monteiro,  autora e ilustradora de Casa Coração, da Entrelinhas Editora.

O projeto "Minha Casa Coração - postais que transportam histórias" é financiado pelo edital MOVIMENTAR CULTURA da Secretaria de Cultura e Esporte e  Lazer do Estado de Mato Grosso, com o fim de ampliar o acesso à arte e à literatura em nossa região.

 

A pandemia do COVID - 19 trouxe severas mudanças para o cotidiano das crianças e adolescentes, os cartões-postais e ações aqui propostas são uma espécie de degustação da obra literária que contém pistas para aguçar a imaginação e provocá-las  a escreverem e desenharem suas próprias histórias. 

Neste material trazemos algumas sugestões que podem ser realizadas em diálogo com o livro. Valorizamos também a oportunidade de aprender novas perspectivas a partir do seu olhar como professor(a) e a relação com os(as) estudantes.

A HISTÓRIA DA HISTÓRIA

O livro Casa Coração traz a história de Eli, uma criança comum que nesse momento de pandemia faz um percurso para dentro e fora de si, atravessando diferentes casas por meio dos buracos de fechadura. Eli vai se transformando a partir do contato com tais mundos, em cada um deixa um pouco de si e leva consigo novas formas de olhar, sensações desconhecidas como um nó na garganta, grandioso Senhor Silêncio, e ainda muitas perguntas. Existe uma força misteriosa que a conduz finalmente para sua intimidade, sua própria casa-coração. 

 

"Uma obra sensível que toca questões sociais de forma lúdica e sutil;

e aborda questões emocionais de forma potente"

COM QUEM QUEREMOS DIALOGAR?

A faixa-etária mais adequada para este projeto é a partir de 9 anos, ficando à cargo da equipe envolvida a escolha que melhor atenda o contexto de cada escola.

Quer acessar mais conteúdos sobre Casa Coração?

 

Neste site disponibilizamos gratuitamente todo o material desenvolvido para este projeto com sugestões para utilização dentro do contexto de sala de aula para que as escolas inscritas possam baixar e imprimir o material e assim reproduzirem a experiência em outras turmas não contempladas pelo edital, caso queiram. 

ACESSIBILIDADE

 

Disponibilizamos as atividades também em formato de áudio para atender pessoas com deficiência visual.

Cartões postais e
           ações artístico-pedagógicas

  Apresentação  
Apresentação
  A história da história  
  Cartão 1  
  Cartão  2  
  Cartão  3  
  Cartão  4  
Ação 1 - Casa Memória
Ação 2 - Corpo Casa
Ação 3 - Minha Casa Coração
Agradecimentos